domingo, 28 de junho de 2009

Estrada de Ferro Oeste de Minas



Um passeio de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto pelo passeio já começa no embarque ou desembarque na pequena estação construída em 1881, para servir a Companhia de Ferro Oeste de Minas. Possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX. Em frente à estação, está a rotunda, “mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a São João del Rei. Embora os maquinistas efetuem essa manobra de rotina logo após a chegada, muitos turistas deixam de apreciá-la por falta de informação” (Américo Pellegrini Filho). A “Maria Fumaça”, que corre em bitola de 760 mm, é uma máquina que foi fabricada na Filadélfia pela empresa Baldwin.


Cidade > São João Del Rei
Origem > São João Del Rei - MG (e vice versa)
Destino > Tiradentes- MG (e vice versa)
Dias e Horários > Baixa temporada: Sexta, Sábado e Domingo e Feriado Nacional Alta Temporada : Terças a Domingo Saídas de 10 as 15 h. Retorno: 13 h e 17h Nos meses de Janeiro e Julho tem horários especiais.
Distância Percorrida > 13 Km


Atrativos > Cidades Históricas com vários atrativos. Em São João Del Rei o atrativo ferroviário mais interessante é a Rotunda e o Museu Ferroviário.


Fonte: ABOTTC - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais


Estrada de Ferro Oeste de Minas
Av Hermilio Alves, nº 366 - São João Del Rei - MG Tel: (32) 3371-8485 http://www.mariafumacamg.com centroatlantica@mgconecta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário